mardi 8 novembre 2011


“O Sistema Curativo por Dieta Amucosa”, “Saúde pela Alimentação”,  de Arnold Ereth e, “ O Jejum Racional”, demonstram de que  faz sentido 24 séculos depois o "seja teu alimento o teu medicamento" de  Hipócrates:.
Nos Princípios Preliminares Arnold Ereth ensina: “toda enfermidade é constipação ou obstrução”.
A mucosidade é oriunda de substâncias geradas por alimentos indigestos, acumuladas desde a infância. A Dieta Amucosa consiste em toda classe de frutas cozidas ou cruas, vegetais isentos de amido e a maioria dos vegetais verdes crus ou cozidos. É uma combinação de jejuns planejados, longos ou curtos e uma mudança progressiva de cardápio, para alimentos não formadores de mucos: amucosos. Esta dieta sozinha pode curar qualquer enfermidade sem jejum, embora demore mais tempo do que praticando-se com o jejum. 1
A enfermidade.é uma ação de todo o corpo para eliminar escórias, mucos e toxinas e este sistema ajuda a Natureza da maneira mais natural.” 1
Diagnóstico do jejun ou “ espelho magico”: "O meio de diagnóstico mais exato e infalível é um jejum curto. A rapidez com que o enfermo se sente pior durante um curto jejum é proporcional à magnitude e toxidade de sua obstrução. Se ele sente vertigens, palpitações, há pus ou drogas a eliminar, está gravemente obstruído." Junto  observação  da língua suja e  obstrução intestinal. 1
È possível ter uma noção clara do que a prática de jejum pode porporcionar para curar enxaquecas, prisão de ventre, gripes, resfriados, etc.
No “O Jejum Racional”: "é muito significativo que hoje o jejum seja considerado um fator ‘especial’ de cura". 1
Duração e Término do Jejum: Jejum de 24 horas, jejun superior, "assim que a escória entra na circulação sentimo-nos como um trapo, porém, nem bem essa escória alcança os rins, nós nos renovamos. Dois ou três dias mais tarde, o processo se repete". "Prescrevemos a todos os jejuadores tomarem limonada com um pouco de mel com o objetivo de desprender e refinar o muco na circulação. O suco de limão e as frutas ácidas de todas as espécies neutralizam a pegajosidade do muco." "Mudem de idéia se pensam que quanto mais jejum melhor cura. O homem é o animal mais doente na face da Terra. Nenhum outro animal come mais erradamente."
Como interromper o jejum?  "um laxante e mais tarde vegetais sem amido e um pouco de pão de centeio integral torrado".  Exercícios e vida ao ar livre durante o jejum.
Descreve o Jejum de 24 horas, o Jejum Superior, concluindo: "O Homem é o que come". 1
Quem só se alimenta de frutas, tem o seu sangue sempre alcalino e sem mucosidade, que é o estado excelente de saúde. Nestas condições é quase impossível que lhe advenha alguma doença ou se instale em seu organismo alguma infecção”.3
Joe Shalders conta a experiência do, Prof. Arnold Ereth, que fez um corte profundo em seu braço com uma faca sob três condições diferentes:
1.     Só se alimentando de frutas: praticamente não sangrou, iniciou-se uma cicatrização imediata e em três dias a casca que se formou caiu.
2.    Só se alimentando com frutas e vegetais crus, cereais integrais e legumes cozidos: Sangrou mais, o corte demorou duas semanas para cicatrizar até a queda da casca.
3.    Comendo carnes, vegetais e alimentos cozidos em geral: sangrou bastante, houve formação de pus e a ferida não cicatrizava. Só depois de dois dias de jejum conseguiu reverter e processo inflamatório.
4.   
“O jejum, para os que não têm conhecimento do assunto, parece algo abstrato e sem sentido. Entendam por hora que o jejum é uma forma alimentar mais poderosa do que todas as dietas já apresentadas. Para uma pessoa que faz jejum corretamente, não há doença que lhe resista. O jejum apropriado evita doenças e cura doenças” 3
Arnold Ereth.1
Joe Shalders.2
Mário Sanchez.3