dimanche 3 avril 2011

SHIATSU

O Shiatsu é uma prática terapêutica com bases na medicina tradicional oriental e cuja missão principal é encaminhar os seus praticantes para o equilibrio e bem-estar.
Através da pressão, com mãos e dedos, de pontos do corpo, que ajudam a reequilibrar as energias internas.
Shiatsu em japones significa: pressão (“atsu”) com os dedos (“shi”).

O Shiatsu trabalha os canais de energia do corpo (meridianos), equilibrando o fluxo da energia vital, que pode estar bloqueado, deficiente ou em excesso.
Ao normalizar o livre fluxo da energia, devolve-se ao corpo a capacidade de se defender das doenças,e o seu funcionamento pleno. Isto é conseguido através dos movimentos manuais feitos nos cerca de 365 pontos de pressão, que existem no corpo humano.

Os 12 meridianos
A energia vital percorre o corpo de cima a baixo e vice-versa, seguindo um trajeto que se encontra dividido em 12 segmentos pares simetricos bilaterais denominados com nomes dde orgaos.
1.Pulmões
2.Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
3.Coração
4.Intestino Delgado
5.Triplo-Aquecedor
6.Intestino Grosso e Fino
7.Baço-Pâncreas
8.Fígado
9.Rins
10.Bexiga
11.Vesícula Biliar
12.Estômago
Entao se o terapeuta lhe disser que o seu meridiano do coração necessita de tratamento, não quer dizer que o órgão-coração está doente. Mas que o segmento de fluxo de energia vital correspondente precisa de equilibragem.

O principal objectivo do shiatsu é devolver ao paciente elevados níveis de energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, estimulando a resistência natural do organismo contra as doenças e outros problemas de sáude, quer físicos, quer emocionais ou psicológicos. Neste sentido, é mais correcto afirmar que o Shiatsu não cura, mas ajuda a curar. Está indicado principalmente para:

Dores de cabeça/enxaquecas
Dores de costa/coluna/pescoço/ombros
Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima…)
Stress/Tensão/Ansiedade
Cansaço/Fraqueza
Insónias
Distúrbios intestinais
Perturbações menstruais
Problemas respiratórios (asma, bronquite…)
Problemas reprodutivos
Sinusite
Constipações e tosse
Tensão muscular
Artrite
Lesões desportivas

Quais os seus benefícios?
O Shiatsu é catalisador nos processos de cura, proporciona uma maior flexibilidade da pele, dos músculos, e dos tendoes, melhoria as funçoes dos sistemas circulatório, digestorio, ósseo, endócrino e nervoso.
Melhora o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Contra-Indicações & Efeitos Secundários
No tratamento para infecções, doenças contagiosas, fracturas ou varises, o Shiatsu não é contra indicado.
Não deve ser praticado por grávidas nos primeiros três meses de gestação.
Salvo estas excepções, pode ser recebido por todos.
Os feitos secundários são raros, no entanto, há quem sinta dor de cabeça, rigidez nos músculos, frio, má disposição, diarreia, maior vontade de urinar, cansaço ou fraqueza após uma sessão. Estes sintomas são passageiros, desaparecendo nas 12 horas seguintes. Para aliviar algum desconforto sentido na pós-sessão, aconselha-se descanso, o consumo de bastante água e que se mantenha agasalhado.

O diagnóstico
Antes da primeira sessão, o terapeuta se informa do seu actual estado de saude e eventuais problemas, historico médico, estilo de vida, hábitos alimentares e de exercício físico.

As sessões de Shiatsu têm a duração de aproximadamente uma hora e são realizadas num tapete, no chão, numa cadeira própria para o efeito, ou maca.
O paciente deve vestir roupa larga e confortável, não requer que a pessoa se dispa.
Procura-se não comer uma refeição pesada, nem beber álcool nas duas horas que antecedem o tratamento.
No final da primeira sessão, pode não sentir nada, pode sentir-se extremamente cansado ou até com muita energia. Em geral há um sentimento de tranquilidade, leveza e de bem-estar, logo após a primeira experiência Shiatsu. No entanto, aconselha-se a realização sessões, ao longo de um período de 4-6 semanas.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire