mardi 14 février 2012

UFMA desenvolve tintura para a prevenção e tratamento de inflamações na próstata


Em uma viagem para Barra do Corda, realizada há aproximadamente seis anos, a professora Doutora Teresinha Rêgo, que já desenvolvia medicamentos aproveitando a flora do Maranhão, descobriu através de alguns habitantes do município, muitos deles indígenas, que a planta conhecida popularmente como alfafa era usualmente utilizada no tratamento de inflamações de próstatas. A partir da informação, a curiosidade e o interesse da farmacêutica fizeram com que pesquisasse e estudasse a planta, até conseguir isolar o seu princípio ativo.
Desta viagem resultou a Tintura de Alfafa, cujo nome científico é Mendicago sativa. A tintura é preparada com álcool de cereais, água filtrada e com a planta in natura. O tempo de infusão das plantas no álcool é o que varia no preparo das tinturas, pois pode levar de 5 a 15 dias.
Após o desenvolvimento da tintura, a professora passou a indicá-la para o tratamento de prostatite (inflamações na próstata). Esta inflamação é comum e, segundo o livro “Conheça sua próstata”, 50% dos homens têm sintomas da prostatite em algum momento da vida. “Esta tintura também tem ação preventiva, o ideal era que todos os homens começassem a usá-la a partir dos 45 anos”, recomenda a professora.
Na produção de tinturas, Terezinha Rêgo conta que a UFMA tem uma vantagem. Ao contrário de outros órgãos que produzem fitoterápicos, o Herbário Ático Seabra desenvolve tinturas que não causam efeitos colaterais, como agressões ao fígado. “O segredo está na dosagem do teor de álcool, pois este deve levar em consideração a temperatura do local”, revela a professora, com a sabedoria de mais de 50 anos de trabalho.
 “O tratamento é demorado e deve ser contínuo, isso os diferencia dos medicamentos normais”, destaca a farmacêutica.

A Tintura de Alfafa está disponível no Herbário Ático Seabra, mesmo prédio onde a professora Terezinha Rêgo presta atendimento à população, no campus da UFMA, pelo valor de R$ 15,00 (quinze reais).

Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo

Atualmente coordena o pólo de Biodiversidade do Estado do Maranhão, em parceria com UFMA, FAPEMA e SEBRAE. Coordena o Programa de Fitoterapia da UFMA. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterapia, hortas medicinais, medicina popular pré-amazônia, etnobotânica espécies medicinais, farmacognóstica mangifera, fitogeografia e plantas medicinais.

Contatos:

Herbário – 21098525

e-mail: t.rego@elo.com.br



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire