lundi 9 mai 2011

O Relaxamento Progressivo do Dr. Jacobson

O Relaxamento Progressivo do Dr. Jacobson


O Dr. Edmund Jacobson consegue o relaxamento progressivo através de uma comparação tenso-solto, tenso-solto, em todos os músculos do corpo, tr5ata-se de relaxamento ativo.

“Dentro de um corpo relaxado não pode existir uma mente nervosa”, diz o Dr. Jacobson.

Seu método desenvolve a consciência muscular. Vai se centrando em separado em todos os grupos de músculos. Toma consciência da tensão acumulada em cada um deles e solta logo a tensão.

O Dr. Jacobson nega fenômenos estranhos, como por exemplo, separar-se do corpo.

A experiência demonstra que nas primeiras sessões, alcançando um grau profundo, pode-se sentir sensações estranhas. Nesse caso o melhor é suspender os exercícios. Mas isto acontece raras vezes.

Postura: Sentado ou Deitado

1. Feche os olhos e sinta-se flutuando mentalmente.

2. Estique as pernas e coloque os pés em forma de garras.

Aperte forte, sinta a tensão e aumente-a.

Inspire fundo e enquanto o faz, veja como a tensão flui até esse local, como água de um manancial ou como corrente elétrica, use qualquer imagem que lhe pareça agradável e fácil.

Depois de manter a atenção enquanto inspira, conte até cinco e relaxe os músculos, expirando lentamente, ao mesmo tempo em que visualiza a tensão, o estress e as preocupações desaparecendo como fumaça levada pela brisa. Sinta a diferença entre a tensão muscular antes e depois do exercício.

Continue com...

3. Panturrilhas e pernas, proceda como no exercício 2, e continue assim nos próximos itens.

4. Glúteos, ventre e genitália.

5. Peito (pulmões).

6. Costas

7. Mãos

8. Antebraços e braços

9. Ombros

10. Pescoço, o mais difícil, por haver muita tensão acumulada. Depois do exercício, gire a cabeça várias vezes, lentamente, primeiro para a direita, até o máximo possivel, depois para a esquerda. Logo, tente tocar com a orelha esquerda o ombro esquerdo, continue o movimento colocando a cabeça para trás, olhando para o teto e girando até tocar o ombro direito com a orelha direita, continue o giro para a frente até que o queixo toque seu peito. Faça-o três vezes para a um lado e três vezes para o outro.

11. Mandíbulas: morda forte inspirando pois relaxa e abre, aqui também há muita tensão.

12. Lábios e boca: contrair em forma de U.

13. Pálpebras: aperte fortemente e solte-as, pensando que um líquido morno sai delas e se espalha por todo o rosto.

14. Testa e couro cabeludo.

Consiste em retesar um grupo de músculos enquanto se inspira, se retêm o ar alguns segundos e depois se afrouxa gradativa e completamente a tensão enquanto se espira de forma lenta e plena. Com cada expiração, procure jogar para fora dos pulmões todo o ar que puder, sem que isto o deixe desconfortável.

Repita todos os ítens novamente, mas somando um ao outro. Pés, depois pés e pernas, depois pés, pernas e glúteos, e assim por diante, até chegar à testa desta vez fica todo o corpo contraído. Retese ao máximo possível, conte até 5 e... relaxe!

Vantagens

 Evita tensões

 Deixa mais reservas energéticas

 Dá mais tranqüilidade e confiança

 Ajuda a conciliar o sono

 Cura pequenas fobias e tiques nervosos



Deve-se evitar: Tomar banho antes.

Intenção: Relaxe seus músculos, não sua mente.

Desenvolver uma consciência da diferença: tensão – relaxamento.

Enquanto estiver fazendo o exercício, veja em que partes de seu corpo existe mais tensão. Cada pessoa tem suas zonas especiais, onde se acumula mais tensão que as outras.

Na próxima vez trabalhe mais nessas zonas que as outras.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire