vendredi 20 mai 2011

OVO CAIPIRA ECOLOGICO

OVO CAIPIRA ECOLOGICO
1. Mary Linden, professora de nutrição na U.C.L.A., considera o ovo o único alimento mais perfeito que o leite materno, tendo 2% mais nutrientes que este.

2. A “fobia” do colesterol do ovo, segundo C. Pffeifer, pioneiro nos Estados Unidos em psiquiatria ortomolecular, implica na crença de que os 400 mg de colesterol de um ovo passem para o colesterol do sangue na mesma proporção. Na verdade, 100 gramas de ovo acrescentam apenas 2,3 mg de colesterol (aos amantes de ovos, ver o site www.enc-online.org/dietc.htm).

Os exames laboratoriais da medicina e psiquiatria ortomolecular que permitem acompanhar os efeitos benéficos do ovo caipira de modo individualizado e orquestrado junto com o enfoque sistêmico (15 leis da psiquiatria ortossistêmica) são: Mineralograma do Cabelo e/ou Perfil de Minerais Eritrocitários, que vão sugerir outros exames complementares tais como razão triglicerídeo/HDL, mais importante que razões de Castelli I e II; Hemoglobina Glicada, mais importante que glicemia; Homocisteína (HPLC), LDL Peroxidado, MDA Urinário, Proteína C Reativa (ultrasensível), Fibrinogênio, Ferritina Plasmática, DHEA-S, Pregnenolona etc., muitos correlacionados com a entrevista do paciente e o mineralograma do cabelo (não biorressonância).

3. Um exame moderno, chamado VAP/CAD, mede 12 tipos de colesterol: 7 tipos de LDL e 5 de HDL. Na visão tradicional, a razão colesterol total/HDL e LDL/HDL são as únicas importantes. Na visão ortomolecular, uma terceira razão, triglicerídeos/HDL, é mais importante para o risco cardíaco e infartos cerebrais silenciosos (SBI), principalmente quando está alto o LDL peroxidado, um tipo de LDL não avaliado pela medicina tradicional, junto com a homocisteína plasmática pelo método HPLC. Ambos aumentam em duas vezes e meia o risco de má circulação cerebral e SBI e, com isso, o início de doenças mentais que triplicaram nos últimos vinte anos (depressão, Alzheimer e Parkinson).

O ovo caipira faz subir em 10% o HDL e apenas 4% o LDL pelos exames tradicionais, além de baixar o triglicerídeo mais facilmente se houver restrição de carboidratos refinados e exercício para controle de peso. Em parte esse LDL que subiu é um LDL denominado “nativo”, bom porque tem a proteção de vitaminas carotenóides e do complexo E, antioxidantes, que garantem a utilização desse LDL pelas células da pele, sob a ação do sol, produzindo vitamina D. Com isso, o cérebro aumenta o NGF, neurotrofina que protege e regenera os circuitos cerebrais do humor e da inteligência.

As células cerebrais tem vinte vezes mais mitocôndrias que as do corpo, onde esse LDL nativo é absorvido para produzir Pregnenolona, DHEA, Corticóides, hormônios sexuais responsáveis pela longevidade cerebral e proteção cerebral na menopausa e andropausa. Sem essa proteção de vitaminas, o LDL nativo se transforma em LDL peroxidado que é rejeitado pelas células dos vasos e é devorado pelos macrófagos, os quais estufam, transformam-se em células espumosas e colam na parede dos vasos, morrem e os entopem como se fossem gordura em cano de pia, gerando a isquemia que facilita o infarto e o derrame, inclusive em pessoas protegidas pela medicina oficial destes mesmos problemas, o infarto e derrame; não protegidas, contudo, do SBI que leva às doenças mentais (depressão, Alzheimer e Parkinson), pois muitos remédios que “aumentam”a longevidade cardíaca agravam e até produzem as referidas doenças mentais (ver o site www4.dr-rath-foundation.org).

4. A diferença entre o ovo caipira, ecológico, e o ovo comum é muito grande. Por exemplo: o ovo caipira tem seis vezes mais betacaroteno que o ovo comum (o site do Imetro refere que possui cinco vezes mais). O betacaroteno é usado para proteger o ovo de ataque de germes como, p.ex., a salmonela, e 60% dele se transforma em vitamina A. O ovo caipira possui três vezes mais vitamina A, que constrói canais de comunicação (conexões) entre as células, por exemplo, células gliais, babás dos neurônios, para retirar poluentes e adicionar nutrientes, melhorando a razão glia/neurônio, chave da longevidade cerebral, humor e memória. Estas conexões de células também têm nos epitélios células que revestem os “tubos”, por exemplo, o digestivo, o respiratório, elas cercam as células tumorais e as matam. Cada centímetro de terra que a galinha cisca tem 100 milhões de microorganismos para ingerir. Na União Soviética há solos ricos em nutrientes que possuem um bilhão de microorganismos por centímetro cúbico de terra.

5. O Brain Bio Center de New Jersey mediu o plasma das pessoas que comeram dois ovos por dia, durante 10 meses, e constatou uma elevação de Lisina, Treonina e Leucina. A Lisina é usada junto com a vitamina C por Linus Pauling e Mathias Rath para o tratamento de infecções, arteriosclerose, câncer e reumatismo. A arteriosclerose que leva ao infarto e derrame cerebral pode ser precedida pela microisquemia de certas depressões e posterior perda da memória três anos e meio mais tarde em pessoas idosas. As vitaminas B6, B9 (ácido fólico) e B12 do ovo protegem o cérebro da intoxicação pela homocisteína, que produz infartos cerebrais silenciosos nas áreas cognitiva (Alzheimer), afetiva (depressão) e psicomotora (Parkinson). Tais males, como acima foi salientado, triplicaram nos últimos vinte anos, coincidindo com a “fobia do colesterol do ovo” em todos os continentes.
A Leucina produz glutamina que produz GABA, neurotransmissor responsável pelo controle do córtex frontal sobre a amígdala cerebral, inibindo pela vontade consciente (frontal) as reações desproporcionais (da amígdala) de luta, fuga e aproximação amorosa que caracterizam a falta de equilíbrio emocional. A Treonina atravessa a barreira hemato-liquórica e modula certas células que controlam a dor e o espasmo muscular e outras que via NMDA estimulam o pensamento criativo e a emoção prazerosa.

6. O ovo tem os aminoácidos Thiois (moléculas contendo átomos de enxofre) que compensam a deficiência destes mesmos thiois na soja, permitindo uma nutrição cerebral evolutiva, isto é, facilitam o amadurecimento do cérebro, por exemplo: a metionina protege da depressão por excesso de histamina e também gera o SAM que protege da depressão suicida por falta de serotonina e que gera a melatonina, esta protegendo da degeneração por radicais livres nos núcleos que fabricam a serotonina, a acetilcolina (perda da memória). Por isso, Pffeifer receita dois ovos por dia para a prevenção de Alzheimer. Na doença de Parkinson a proteção deve ser do núcleo que fabrica dopamina e na esquizofrenia principalmente o núcleo da noradrenalina. Quando acumula serotonina ela produz NGF, o fator de crescimento do neurônio que regenera as antenas (dentrites) junto com a taurina produzida pela cisteína do ovo. O NGF também regenera os cabos emissores (axônios), como faz a Acetil-L-Carnitina da carne vermelha mal passada. Além disso, o NGF estimula a síntese da noradrenalina que melhora o raciocínio e a memória e a síntese de antioxidantes responsáveis pela longevidade cerebral.

Na depressão e esquizofrenia o equilíbrio dos receptores de dopamina e serotonina é feito como ômega 3 da linhaça ou do peixe, minerais, vitaminas e remoção de toxinas de metais, por exemplo, do intestino. Um grama de EPA bloqueia 80% de PLA2, geradora de D2-R e 5HT2-R que estão em excesso na depressão e esquizofrenia. Existem ovos ricos em EPA e DHA, imitando os “ovos gregos”, com dez vezes mais omega 3.

7. A gema crua produz, a partir da lecitina, os fosfolipídios do tipo fosfatidil-serina, que induz a melhora da memória e depressão; fosfatidil-etanolamina que melhora 85% das crianças hiperativas com doença do distúrbio de atenção; fosfatidil-colina que também melhora a memória; e o fosfatidil inositol. Quando a alimentação é sincronizada com o exercício, provoca o sono profundo (delta) e o cérebro produz 50% do inositol. O inositol melhora a sensibilidade dos receptores de serotonina, evitando depressão, ansiedade, pânico e obcessão. Os quatro fosfolipídios junto com o esquema da linhaça previnem e até ajudam o tratamento da depressão (dificuldade de sentir prazer e baixa tolerância à frustração, imperfeição e crítica) e os componentes que acompanham (dependendo do temperamento) a ansiedade, a agressividade, a auto-estima oscilante. Além disso, o sono delta e o exercício físico, junto com a lisina do ovo, produz mais GH, ou seja, o hormônio da juventude que evita a obesidade, o diabete e as doenças cardio-vasculares, melhorando a performance mental e física.

8. A clara deve ser cozida, para facilitar a digestão e a assimilação dos BCAA, aminoácidos que produzem 30% de energia muscular e constroem a massa muscular quando sincronizados com a musculação. Um dos BCAA, a leucina, produz glutamina que equilibra o ácido glutâmico e o GABA, os neurônios da excitação e inibição e ajuda a desintoxicar a amônia que provoca fadiga cerebral quando em excesso.

9. O ovo tem oito tipos de vitamina E, semelhante ao azeite de oliva, protegendo do estresse oxidativo responsável por 95% das dez doenças que mais matam. Ele faz parte dos componen-tes da rede de antioxidantes, junto com outros componentes auxiliares da vitamina C, os biofla-vonóides encontrados nos pigmentos de legumes, verduras e frutas do nicho ecológico das aves. Exemplo: casca de uva dos parreirais tem quercetina, antiproliferativa das células do câncer e psoríase. Semente de uva tem pró-antocianidinas mais poderosas que picnogenol e ginkobiloba, potencializando em 50% as vitaminas C e E protetoras da memória e humor. O tomate tem o licopeno que protege do colesterol “ruim”. A couve tem luteína que previne e recupera a dege-neração macular (visual). A cenoura tem o betacaroteno que, aliada à vitamina C no plasma, protege do Alzheimer vinte anos depois.
Um cientista chamado Cheraskin disse: “Querer resultados com vitamina C sem os seus auxilia-res, os bioflavonóides, é como querer bater palmas com uma mão só.” O ovo tem o complexo E, “um conjunto de oito vitaminas E”: quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. Podem ser mal ba-lanceados na aquisição em farmácia, por exemplo, o alfatocoferol aumenta o risco de proble-mas circulatórios (infarto e derrame).
10. O GH aumentado pela lisina do ovo, com a arginina das nozes, o exercício e o sono profun-do, ajuda a aumentar o IGF que estimula as células tronco do cérebro a regenerar as áreas lesi-onadas pelo estresse, por exemplo, encontradas em cérebros de deprimidos, esquizofrênicos, pacientes do mal de Alzheimer e doença de Parkinson. Tal fato sugere que o ovo ajuda a curar, na fase inicial, essas enfermidades. A conclusão é que a medicina preventiva, principalmente a psiquiatria, exige uma reforma agrária familiar, onde o financiamento de minifúndios deve ser acompanhado de diplomação em agricultura ecológica, orgânica, de onde é possível produzir os autênticos ovos caipiras, ecológicos.
11. O ovo é receitado pelos nutrologistas “avançados”, isto é, os médicos e psiquiatras ortomole-culares que usam o alimento não só para prevenir doenças (função dos nutricionistas não médi-cos), mas para curar doenças em suas especialidades, por exemplo: o psiquiatra ortomolecular usa inicialmente medicamentos em casos graves de depressão suicida ou psicótica. Simultane-amente, usa suplementos (alimentos concentrados) tais como minerais, vitaminas, aminoácidos, açúcar especial, (o inositol, p.ex.), gorduras especiais (o ômega 3, o omega 6, p.ex.) e fosfolipí-dios (fosfatidil-serina, p.ex.), além de aminoácidos especiais (tirosina, triptofano, histidina, metioni-na e outros). Com o desenrolar do tratamento, utiliza alimentos com alguns poucos suplementos. Um bom teste para descobrir se o nutrologista (médico e/ou psiquiatra) está apto para prevenir ou tratar doenças, ou se o nutricionista (não médico) está apto para prevenir doenças, é perguntar qual a diferença entre o ovo ecológico, caipira, e o ovo comum.
12. A nutrologia ortomolecular com enfoque sistêmico trata, previne e aperfeiçoa a performance física e mental com três tipos de nutrientes: físicos, químicos e informacionais. Às duas leis da medicina e psiquiatria ortomolecular - lei da individualidade e lei da orquestração bioquímica – são acrescentadas as quinze leis da Teoria Sistêmica com quinze modelos, contidos em DVDs e no livro “A Mente Criativa”, com subtítulo “A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, autor Juarez Nunes Callegaro, com lançamento na Feira do Livro de 2005.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire