lundi 26 septembre 2011

O que é EFT?

Acupuntura Emocional sem Agulhas, desbloqueio do fluxo energetico.

A EFT, Emotional Freedom Techniques, Técnica de Libertação Emocional, ou “Acupuntura Emocional sem Agulhas”.
A técnica baseia-se em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano em base à acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, e cinesiologia aplicada.

O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, os meridianos da medicina chinesa, enquanto o paciente se concentra em um problema emocional ou físico especifico.

O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está concentrado no problema que desja resover, através da repetição de frases lembretes,que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser dispersados, indicando assim ao sistema energético o que deve ser dispersado.

Os bloqueios emocionais são trazidos a tona durante a sessão através das lembranças e memórias que são estimuladas pela repetiçao das frases lembretes, para que sejam eliminados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos.

A originalidade e especificidade do método esta; na expressão oral junta ao pensamento focado nas emoções negativas estagnadas a ser dispersadas; combinadas com o desbloqueio dos meridianos.

Os resultados da aplicação é a dissolução, em geral rápida, de questões emocionais, mesmo nos casos cronicos, tratados ha anos e profundamente enraizados.

Uma única sessão, não raramente, é suficiente para eliminar completamente uma fobia, ou dissolver a dor de uma memória traumática, ou uma mágoa entre muitos outros problemas.

EFT como a medicina tradicional chinesa, parte do principio que as emoções negativas persistentes estão decorrentes, ou origem, de uma interrupção, estagnação ou bloqueio do fluxo energético no corpo, que, quando restabelecido, dreina os sentimentos negativos, ou energias perversas.

Que tipos de problemas a EFT pode ajudar?

Basicamente, qualquer dificuldade emocional ou sentimento negativo: raiva, mágoa, tristeza, claustrofobia, medo de altura, de multidão, medo de falar em público, medo de dirigir, medo de animais e insetos, todo e qualquer tipo de fobia não citada aqui nesta lista, memórias traumáticas (de acidentes, violência, seqüestro, assalto, de guerra...), transtorno do estresse pós traumático, e etc. Pode-se ainda trabalhar com sucesso casos como: ansiedade, obesidade, vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida...), roer unhas, depressão, síndrome do pânico, stress, insônia e etc.

Casos de dores: dores crônicas ou não, enxaqueca e todo tipo de dor de cabeça, dor de coluna, dores nas juntas, dores nos tendões, cólicas menstruais, dores devido a traumas físicos novos ou antigos e todas as dores não listadas aqui. Geralmente tem resultados muito rápidos no alívio das dores.

Problemas físicos: Pressão alta, diabetes, asma, atrite, alergias de todos os tipos, e etc... Mas como poderia ser possível melhorar males físicos se a EFT é para problemas emocionais? Na visão da acupuntura e outras terapias holísticas, há uma ligação inseparável entre as doenças físicas e problemas emocionais, e isto está se tornando cada vez mais aceito por médicos e cientistas e até mesmo pelas pessoas comuns. Estamos percebendo, a medida que o tempo passa, que esta ligação é muito maior do que se pensava anteriormente. Quando aliviamos sentimentos negativos com a EFT, as doenças físicas cedem parcial ou totalmente.

Podemos ainda aplicar a EFT diretamente para sintomas físicos e obter, como reflexo, uma melhora da saúde emocional.

Apesar de haver uma infinidade de relatos de resultados bem sucedidos, a EFT é uma técnica que ainda em estágio experimental. Portanto, os praticantes e o público devem assumir total responsabilidade pelo seu uso.

Consulte sempre seu médico ou profissional de saúde fisica e emocional quando tiver qualquer tipo de desconforto ou doença para se tratar ou para determinar um diagnóstico.

A EFT não é um substituto para tratamentos convencionais da medicina e psicologia. A EFT Deve ser considerada como uma terapia complementar.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire