dimanche 25 décembre 2011

acne juvenil

A acne apresenta graus de lesões e deve ser corretamente diagnosticada para que o tratamento esteja de acordo com o tipo de lesão. De acordo com a Medicina Ocidental as causas da acne são as mais variadas desde de fatores hereditários, desequilíbrio hormonal, uso de cosméticos, medicamentos, etc.
Para a Medicina Chinesa a acne vai ter uma outra explicação, já que trabalha a nível energético; são sinais de calor no sangue. Este calor no sangue pode ser devido à retenção de calor no pulmão, baço e estômago. Isso irá provocar uma estagnação de sangue na porção superior do corpo, afetando principalmente a face.
A MTC tem apresentado bons resultados.
Auriculoterapia tem sido muito procurado por sua característica de não utilizar agulhas e pela rápida cessação dos sintomas e diminuição das lesões, consiste na colocação de sementes no pavilhão auricular, orientação de acordo com a Dietética Chinesa e alguns exercícios respiratórios chineses, Qi Gong.
Além dos efeitos terapêuticos contra a acne, o tratamento proporciona,  bem estar físico e emocional.

Consulte um especialista, faça os exames que forem necessários e converse para tirar todas as dúvidas.
O tratamento conjunto da Medicina Ocidental com a Medicina Chinesa é muito eficaz, lembre-se que a Medicina Chinesa irá agir equilibrando a função energética do seu corpo, logo seus efeitos irão além do tratamento para a acne. Os pacientes relatam melhora da ansiedade, sensação de auto-estima, menos estresse e bom humor.
Relato de Caso:
Menino, 13 anos. Procurou o consultório com a queixa de “espinhas”. Estudante de um colégio particular, com atividade física restrita em função de uma inflamação no tendão calcâneo crônica. Ansioso e muito preocupado com a aparência. Impaciente.
Após a anamnese de acordo com a Medicina Chinesa, diagnosticou-se um quadro de calor com umidade.
Tratamento:
- auriculoterapia com a utilização dos seguintes pontos: endócrino, baço, estômago, supra-renal, pulmão, coração e intestino grosso.
- técnica da sangria no ápice e região das bochechas, no pavilhão auricular
- orientação dietética com restrição para alimentos de natureza quente e gordurosos
- orientação para alguns exercícios físicos e respiratórios.

Na segunda semana o paciente relatou grande alteração no quadro emocional, no sono (mais tranquilo) e desaparecimento de 90% das lesões da face e diminuição da oleosidade. Relatou também alteração na sua função digestiva.


Após quatro sessões semanais todos os sintomas haviam desaparecido e sua auto-estima em equilíbrio. Atualmente continua o tratamento quinzenalmente com uma manutenção para manter a pele saudável e o emocional equilibrado, já que relata que se sente muito bem e cada vez mais motivado.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire