lundi 26 décembre 2011

ÁGUA ALCALINA

BENEFÍCIOS ALEGADOS DA ÁGUA ALCALINA


A água alcalina teria um efeito anti-oxidante capaz de influenciar positivamente a bioquímica de nossos corpos, diminuindo o estresse oxidativo (danos ao DNA) responsável pelo acúmulo de danos causadores tanto do envelhecimento e como do câncer. Ela não é capaz de rejuvenescer, mas, teoricamente, diminuir a incidência dos danos que, acumulados, causam o envelhecimento.

O MECANISMO

O mecanismo, em linhas gerais, funcionaria da seguinte maneira: os íons OH- (que caracterizam um sistema básico ou alcalino) provocariam a redução de algumas espécies reativas de oxigênio, diminuindo o estresse oxidativo, apontado como uma das principais causas do processo de envelhecimento, ao danificar progressivamente membranas celulares e o próprio DNA.

Uma defesa e explicação detalhada da água alcalina podem ser encontrados nos livros "A medicina da imortalidade" e "TRANSCEND", ambos de autoria de Raymond Kurzweil e Terry Grossman.

MÉTODOS PARA OBTENÇÃO DA ÁGUA ALCALINA

1. Alcalose pela ingestão de bicarbonato de sódio

A ingestão de bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um meio de produzir a alcalose do sangue. Em um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP)[1] e disponível na internet, utilizou-se a seguinte concentração:

0,3g de bicarbonato de sódio (NaHCO3) por cada kilograma de peso corporal

Exemplo: indivíduo com 65kg deveria ingerir 19,5g de bicarbonato (0,3 x 65 = 19,5).

Foi demonstrado no mesmo estudo da USP que esta dose utilizada é mais eficiente na melhora do desempenho do que uma dose de 0,2g x kg ou inferior. Já doses superiores não causam mais benefícios do que a dose de 0,3g x kg[1].

A ingestão de NaHCO3 (bicarbonato de sódio) promove aumento significativo do pH sanguíneo (isto é, ele fica mais básico ou alcalino).

A elevada concentração de HCO3- causada pela ingestão de NaHCO3 promove aumento do efluxo dos íons H+ das células musculares para o sangue, onde são tamponados[2].

OBSERVAÇÃO: Estas doses foram utilizadas para alcalose do sangue por meio da ingestão de cápsulas gelatinosas de bicarbonato de sódio. A ingestão por dissolução na água deve reduzir seu efeito em razão da reação com o ácido clorídrico do estômago. Um aumento da concentração pode ser uma estratégia para tentar contornar este problema. Mas a ingestão de bicarbonato, nesse caso, certamente não provocará a mesma reação da ingestão via cápsulas gelatinosas.

2. Alcalose pela ingestão de água alcalinizada por ionizadores

Aparelho recomendado por Raymond Kurzweil em seu site

Filtros ionizadores que filtram a água e produzem água alcalina própria para o consumo são bastante populares nos EUA. No Brasil, pelo menos uma empresa, a Acqua Enterprise (ver anúncio do Google abaixo) comercializa tais aparelhos. Segundo a AcquaLive, seu aparelho proporciona o consumo de água alcalina de pH entre 9.0 e 9.5 (e com ORP negativo 120), conferindo-lhe propriedades anti-oxidantes.
CRÍTICAS

Há controvérsia sobre os benefícios da água alcalina, porém nomes respeitáveis, como Raymond Kurzweil (Inventor do ano de 1998, pelo MIT; Medalha Nacional da Tecnologia 1999, nos EUA) e o médico Terry Grossman em seu livro Medicina da Imortalidade defendem sua utilização como recurso para influenciar positivamente a bioquímica de nossos corpos. Embora em teoria, a água alcalina possa atuar positivamente nestes mecanismos, a questão permanece controversa, não é cientificamente comprovada. Mas parece ser pacífico o ponto de que a água alcalina não traz qualquer prejuízo à saúde (isto é, na pior das hipóteses, é um placebo).

1 commentaire:

  1. Sobre as capsulas de bicarbonato de sódio acredito que o ideal é que sejam capsulas gastro resistentes para que o acido do estomago não prejudique a absorção do bicarbonato, tem um médico que solicita isto ele pede capsulas de 1 g de bicarbonatode sodio em capsulas DR (digest resistent) que pedimos na Folium Pharmacia.

    RépondreSupprimer