mercredi 14 décembre 2011

Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia)

Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia)


Conhecida pelos índios há muitos anos, a espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) ganhou esse nome justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas margens e por ser um “santo remédio” para tratar vários problemas. Na medicina popular, a espinheira-santa é famosa no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Ao que parece, a fama é merecida. A espinheira-santa, além de indicada contra vários males do aparelho digestivo, era muito usada no passado pelos índios brasileiros com outra finalidade: eles usavam suas folhas no combate a tumores (esse uso pode ter gerado um dos seus nomes populares – erva-cancerosa). A planta pertencente à Família das Celastráceas, é originária do Brasil e pode ser encontrada na região que vai de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, sendo mais abundante nas matas do sul do Paraná.
•Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo.

•Atua sobre as fermentações anormais do intestino,

•Normaliza as funções gastrintestinais.

•Tem ação tonificante, anti-séptica e cicatrizante,

•Largamente usada nos casos de úlcera gástrica e duodenal.

•Seu uso constante ajuda no combate ao vício do álcool.

O efeito cicatrizante também pode ser observado no tratamento de problemas da pele. O chá de espinheira-santa é contra-indicado para gestantes e lactantes, pois reduz a produção de leite. A indicação popular do chá feito das folhas da Espinheira Santa foi comprovada cientificamente por vários pesquisadores.
As informações têm caráter educativo e não visa substituir cuidados médicos ou de um especialista. Não nos responsabilizamos por uso indevido dos produtos ou combinações de produtos que por ventura você possa fazer.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire