mercredi 25 janvier 2012

Alimentos antiinflamatório natural


Os alimentos não têm função nutricional apenas, os benefícios dos alimentos vão mais além. Muitos alimentos funcionam contra doenças que causam inflamação. São os hormônios do nosso corpo que controlam a inflamação, a intensificação ou a diminuição da inflamação é que permite o processo da inflamação se for necessário, seja para proteger contra uma infecção ou reparar uma lesão.

Os alimentos influenciam nos níveis hormonais, podendo inibir ou ativar uma ação inflamatória.

Uma alimentação rica em alimentos antiinflamatórios previne e bloqueia uma inflamação, além de fortalecer o sistema imunológico e equilibrar todas as funções básicas do nosso organismo.

Os ácidos graxos (ômega-3) são os alimentos que possuem maior ação antiinflamatória e são encontrados nos azeites de oliva extra-virgem e em peixes (atum, arenque, sardinha, truta, bacalhau, cavalinha e salmão). Esses ácidos graxos são convertidos em substâncias parecidas com hormônios e isso reduz as inflamações.

Aveia, alho, cebola, chá verde, repolho, couve flor, brócolis, soja, tomate, uva e linhaça são alimentos com substâncias que possuem ação do processo inflamatório, além de ser antioxidante.

Existem algumas inflamações que oxidam as células que formam as paredes dos vasos sanguíneos. Os alimentos antioxidantes ajudam a evitar essas lesões

As inflamações podem aumentar os riscos de desenvolver doenças, como obesidade, alergias, artrite, câncer, diabetes, Alzheimer e doenças cardiovasculares.

Para conseguir anular as alterações no sistema imunológico, os alimentos antiinflamatórios devem ser compostos por cereais integrais de baixa carga glicêmica.

Biscoitos, batata assada, batata frita, bolos, farinha integral, trigo, cream cracker são alimentos com altos índices glicêmicos, ao invés desses alimentos inibirem a inflamação, eles estimulam.
Nem sempre a inflamação é um ponto negativo, pois ela é uma resposta do organismo para proteger ou para melhorar um ferimento contra uma infecção. A inflamação é uma barreira para que os microorganismos não entrem nas feridas e mucosas que comprometem o organismo. A cicatrização de lesões é o resultado das inflamações.

Os ácidos graxos (ômega-6) encontrados no óleo de girassol, sementes de girassol, castanhas, nozes, gergelim e na soja sintetizam os hormônios que estimulam as inflamações, e os ácidos graxos (ômega-3) reduzem o processo inflamatório, por isso eles devem ser consumidos em equilíbrio.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire