samedi 21 janvier 2012

Técnica milenar utiliza água morna para higienizar e revitalizar o intestino



Graciela Alvarez

Constipação (prisão de ventre), alergias, transtornos gastrointestinais e infecções. Essas são algumas das indicações para se fazer um procedimento terapêutico de limpeza e desintoxicação do intestino grosso – terapia alternativa denominada de hidrocolonterapia. A técnica, que também é conhecida como hidrocólon ou biohidrocolon, é um método de limpeza completa do cólon, que, através de um banho suave com água morna, previamente purificada e ozonizada, promove a higienização e revitalização do intestino. Além de eliminar todos os detritos, a terapia também tem ação a longo prazo, pois estimula a motricidade do cólon, reeducando-o corretamente para a sua função excretora. A limpeza mecânica e biológica do intestino, promovida pela hidrocolonterapia, recompõe a membrana mucosa do intestino grosso, que é a primeira e mais importante linha de defesa contra as toxinas.



Para realizar o procedimento, é necessário uma consulta prévia com um hidrocolonterapeuta, que fará uma avaliação geral do paciente, traçando o panorama do organismo do indivíduo. Segundo a hidrocolonterapeuta Blandina Brito, a consulta envolve desde perguntas sobre a alimentação até o exame das unhas e da íris dos olhos. “Ouvimos as queixas do paciente e tentamos associar as causas das doenças com o funcionamento do intestino, que é considerado hoje como o nosso segundo cérebro”, esclarece. Para ela, muitas doenças estão relacionadas com hábitos alimentares e de vida inadequados, além da poluição ambiental, abuso de tóxicos e de medicamentos, que fazem as pessoas sofrerem de disbiose – desequilíbrio na relação normal entre a flora intestinal e o homem.



Após ser constatada a necessidade, o paciente se dirige ao consultório para realizar a sessão de hidrocolonterapia, cuja quantidade vai variar de acordo com a necessidade de cada indivíduo. “Cada caso é um caso, mas para a eliminação das placas (fezes), a média é de quatro a dez sessões”, explica a terapeuta. O procedimento, que é completamente indolor, é realizado em nível ambulatorial através de um equipamento especial, com mangueiras descartáveis transparentes, e dura cerca de 50 minutos. “Tudo é feito de forma a preservar a dignidade pessoal do paciente, que fica deitado confortavelmente em posição de decúbito dorsal (deitada de costa) em um quarto privativo”, ressalta, explicando que durante o processo são realizadas massagens manuais na região do abdômen, além da aplicação de compressas de argila, ambas para auxiliar no movimento peristáltico do intestino.

De acordo com a hidrocolonterapeuta, logo após a primeira sessão, o paciente percebe os benefícios do procedimento.



“Parece que você fica aérea, dá uma sensação de leveza”, declara a comerciante Verilza Santana Santos, que concluiu o tratamento há uma semana, após realizar três sessões. Segundo ela, nada melhorava a sua prisão de ventre, nem comendo mamão pelas manhãs, ela conseguia ir ao banheiro todos os dias.



“Quase fui operada de hemorróida. Hoje, todos os dias eu levanto e vou ao banheiro defecar”, relata a comerciante.

Para a engenheira química Gessiane Caribé, 58 anos, o procedimento terapêutico deixou sua pele mais acentuada e melhorou a circulação, aliviando as varizes. “É como se estivesse tirando tudo de sujo que estivesse me entupindo. Perdi até peso”, garante Caribé, afirmando que já conhecia a técnica desde 2003, no Rio de Janeiro, mas nunca tinha feito.

Produção de hormônios



Pesquisas mostram que o intestino é responsável por 80% da imunidade e pela produção de 96% da serotonina, o hormônio responsável pelo bom humor. Por isso, foi comprovado que a hidrocolonterapia ajuda a melhorar também quadros depressivos.



“Tenho que confessar que hoje me sinto muito mais disposta”, afirma Verilza. Com o intestino sujo, a capacidade defensiva do organismo é prejudicada. “Quando se tira o lixo, automaticamente você favorece a melhoria do organismo. As pessoas se sentem mais bem-humoradas, com uma vontade maior de se cuidar”, assegura a terapeuta. De acordo com ela, todo o tratamento deve ser associado com uma alimentação adequada. “Às vezes, antes do procedimento, prescrevemos alguns complementos fitoterápicos (ervas depurativas), que auxiliam o processo”, explica, dizendo que a indicação varia de acordo com cada caso.

Na Bahia, apenas a clínica de estética Face a Face disponibiliza o procedimento há dois meses. Cada sessão custa R$150 e até o momento não tem cobertura dos planos de saúde.



Quando perguntada sobre as contra-indicações, a hidrocolonterapeuta afirma que a única restrição é para pessoas com câncer no intestino. “Isso é apenas uma precaução para que o paciente não tenha nenhum desconforto durante o procedimento”, ressalta. Porém, as enfermidades cardíacas severas, hipertensão arterial não controlada, aneurisma, perfuração do trato intestinal, hemorróidas severas, carcinoma de cólon, gravidez (a partir de quatro meses), insuficiência renal e cirurgia recente de cólon também são situações contra-indicadas.

Origem



A lavagem intestinal é uma ciência terapêutica milenar, com registros que ultrapassam o século IX a.C., a exemplo dos egípcios que tinham esse costume por estudar e observar os pássaros Íbis, que usavam seu longo bico para injetar água no próprio reto. Conhecida na Grécia Clássica, a técnica foi comprovada por Hipócrates (considerado o pai da medicina), que utilizava o método em seus pacientes com febre. Hoje, denominada de hidrocolonterapia, a prática melhora a saúde, auxilia no tratamento de várias patologias e ainda ajuda a prevenir doenças.

BENEFÍCIOS



-Alivia hemorróidas e exercita os músculos do cólon, devolvendo-lhes a tonicidade e o peristaltismo

-Revitaliza a flora intestinal

-Recupera a digestão e absorção de nutrientes

-Promove uma depuração do sangue, que, ao torna-se mais limpo, fino e oxigenado, nutre com maior eficácia todos os tecidos

-Remove e extrai os materiais acumulados, evitando sua reabsorção e auto-intoxicação

-Ajuda no diagnóstico e preparação de procedimentos de cólon em pré e pós-operatório de outras patologias

-Desintoxica em casos de alcoolismo e drogas

-Regula o colesterol, triglicerídios, glicemia e ácido úrico

-Revitaliza o sistema imunológico e melhora a regeneração celular

-É auxiliar no tratamento e prevenção do câncer

-Tem ação diurética, favorecendo a excreção de toxinas

-Combate o estresse porque elimina sintomas secundários de intoxicação como irritabilidade, cansaço e debilidade.



Graciela Alvarez

Fonte: CORREIO DA BAHIA











Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire