lundi 16 janvier 2012

BICARBONATOS PARA DEBELAR CANCER = PERIGO Conceição Trucom

Limão + Bicarbonato = PERIGO em lixo eletrônico


Conceição Trucom

Está novamente circulando pela net mensagem sensacionalista, estimulando o uso diário e frequente de bicarbonatos para debelar o câncer e prevenir doenças.

A mensagem induz, partindo de informação verdadeira, que nosso metabolismo não pode ser ácido;
que a cura do câncer e prevenção de doenças é via alcalinizar-se com o consumo diário de limão + bicarbonato.

Primeiro tentaram com a recomendação do consumo de bicarbonato puro: em tudo, até no shampoo.
Não deu muito ibope. Talvez pela minha pronta denúncia. Agora estão misturando com o limão, para facilitar o engodo... Um alimento funcional e terapêutico + pó branco = PERIGO.

Sem dúvida alguma, trata-se de lixo eletrônico, altamente perigoso, porque esta mistura vai gerar enorme quantidade de gases, gerar sais, desativar os poderes terapêuticos do limão e causar complicações à saúde, como listadas abaixo.

Da mesma forma que o antitérmico não cura a infecção, um antiácido não irá curar um metabolismo cronicamente ácido.

O bom senso é que para sanar um problema agudo ou crônico há que se tratar a CAUSA.

E, a causa, está basicamente numa alimentação inadequada, maus hábitos de vida ou consumo de drogas e medicamentos.
Portanto, a cura não está JAMAIS no consumo e auto-medicação com antiácidos como os bicarbonatos, sendo o de sódio o mais barato e fácil de comprar, portanto o mais perigoso.
Mas, além de todas as cabíveis providências de preservação da vida, resgatar bons hábitos de alimentação e qualidade de vida, na velocidade e medida do possível.
ALERTA GERAL

O lixo eletrônico que está circulando na net mistura propriedades reais existentes nos cítricos***, com falácias sem nenhum fundamento (expressões tipo 10 mil vezes mais ativo que a quimioterapia???), informações erradas, omissões e, finaliza com um crédito - Institute of Health Sciences ou The Healtth Sciences Institute (HSI) - que não publicou o texto, não foi a fonte das alegações e não costuma fornecer informações para o público em geral.

Conclusão

Tem gente muito irresponsável querendo super valorizar o bicarbonato, para aumentar suas margens de vendas, e lucros, em cima da ignorância.
São vários os bicarbonatos, que são sais instáveis, que atuam principalmente como neutralizantes de meios ácidos. São várias as suas funções, mas o propósito desta matéria é chamar atenção sobre as complicações do consumo abusivo e indiscriminado de bicarbonatos e antiácidos.

As reações de neutralização formam sais e gases (CO2) que irão aumentar a pressão metabólica, causar problemas renais e até desativar locais ou momentos metabólicos em que a acidez temporária é importante:


- NaHCO3 + HCl (acidez) --> NaCl + H2O + CO2 (gás que confere a efervescência)

- 3 NaHCO3 + ácido cítrico --> Citrato de Sódio + H2O + 3 CO2 (muito gás)

- KHCO3 + HCl --> KCl + H2O + CO2

- Ca(HCO3)2 + 2 HCl --> CaCl2 + 2 H2O + 2 CO2

- Mg(HCO3)2 + 2 HCl --> MgCl2 + 2 H2O + 2 CO2


As Complicações da auto-medicação e consumo de bicarbonatos:

- Mascarando problemas estomacais mais sérios

Sobre essas complicações, temos os portadores de problemas digestivos como principal grupo de estudos, pois junto com os analgésicos, os antiácidos são os remédios que mais são vendidos em farmácias, mercados e lojas de secos e molhados.

Milhares desses antiácidos são consumidas habitualmente e por longo período de tempo. Acontece que, como podem ser comprados sem receita, rendem enormes lucros aos seus fabricantes. Prova disso é a propaganda maciça em todos os meios de comunicação, habitualmente no horário das principais refeições, momento que os sintomas podem se tornar mais fortes.

Alguns anunciantes mostram grandes festas, pessoas obesas, com roupas coloridas e cantando músicas próprias, sorridentes e felizes ingerindo todo o tipo de comidas gordurosas, embutidos e outras cheias de produtos químicos e conservantes, além de bebidas em excesso. Isso nada mais é do que um convite para que outras pessoas possam entrar nesse círculo vicioso, comendo, bebendo e tomando os antiácidos anunciados.

No auge da verdadeira orgia, surge uma dor ou uma queimação no estômago que é prontamente resolvida com o remédio anunciado, um efeito milagroso e instantâneo. Chega a ser cômico e trágico ao mesmo tempo: “Ferveu, tomou, passou.”

Na medida em que esse uso se torna habitual, surgem alguns problemas que, com o decorrer do tempo, podem se transformar em doenças graves. A presença de queimação, acidez e dores de estomago são sinais de que o organismo está querendo mostrar a sua não satisfação com o que está ocorrendo, pedindo soluções definitivas para a situação. O tratamento sintomático pode afastar o incomodo no momento, mas e a causa, como fica?

Conclusão: o consumo indiscriminado de antiácidos pode mascarar e dificultar o diagnóstico da causa da doença, principalmente o câncer de estômago.

- Degeneração Cerebral

Isso tudo ainda não é o pior, pois o que vem a seguir é de uma gravidade enorme: Há provas cientificas das complicações neurológicas que podem surgir, quando o uso dessas drogas se torna rotineiro e sem orientação médica.

Alguns antiácidos e remédios contra a gastrite, podem acelerar a degeneração cerebral em idosos, afirma uma pesquisa publicada pela revista da Sociedade Americana de Geriatria. O levantamento examinou e analisou cerca de 1500 afro-americanos com mais de 65 anos de idade e colocou sob suspeita alguns remédios contra gastrite e úlcera mais populares do mundo.
Segundo os pesquisadores, os idosos que usavam os medicamentos com freqüência, eram 2,5 vezes mais propensos a apresentar diminuição na capacidade de adquirir conhecimentos. Entre os participantes do estudo, 275 pessoas – todas consumidoras regulares de antiácidos, Apresentaram problemas cerebrais em níveis patológicos.

À medida que o tempo passa e não se consegue debelar os sintomas, as possibilidades de complicações aumentam e as soluções necessárias podem ser mais radicais. Prevenir é melhor do que remediar. É preciso ficar atento pois a saúde é o único bem que não se compra com dinheiro nenhum. Não se deixe iludir.

- Deficiência de Fósforo

Para se ter uma idéia da sua importância, basta saber que moléculas a base de fósforo revestem todas as nossas células, participando do processo de crescimento de tecidos. "O fósforo participa da formação dos ossos e da dentição. Além disso, atua na contração muscular, ajudando a manter estável o ritmo dos batimentos cardíacos", diz Daniela Jobst. Previne, ainda, a perda de memória.
A sua falta, apesar de rara, pode ocorrer quando há uma ingestão exagerada de antiácidos ricos em alumínio, medicamentos que atrapalham a absorção do fósforo pelo organismo.
- Intoxicação por Alumínio

O alumínio em excesso pode vir a causar problemas de memória quando a intoxicação for a longo prazo. As principais fontes de intoxicação de alumínio: água potável, utensílios de cozinha, desodorantes, queijos processados, antiácidos (contém bicarbonato de magnésio) e recipientes de alumínio para alimentos (ex. quentinhas).

Atualmente, a condição mais associada à elevação de alumínio é o aumento da permeabilidade intestinal, em que se altera a função do intestino por uso de antibióticos, cortisona, antinflamatórios, antiácidos ou então, por alergia a algum alimento. Como o alumínio é encontrado abundantemente em alimentos habituais (pão, queijo, verdura etc.), a pesquisa de um problema intestinal deve ser a primeira linha de abordagem de investigação.
- Disbiose Intestinal

É o conjunto de desequilíbrios da microflora intestinal que causa alterações da saúde com contribuição importante no desenvolvimento de processos degenerativos e alterações do sistema imune. O nome pode soar estranho, mas disbiose é uma das causas da diarréia, da prisão de ventre, flatulências, além das síndromes de cólon irritável (SII).

Durante o processo de disbiose encontramos, com certa freqüência, a diminuição da Flora bacteriana do Bem, em prol da presença de parasitas, desenvolvimento excessivo de bactérias da flora bacteriana do Mal e de Candida Albicans.

A Candida Albicans é uma levedura (ou fungo) que, normalmente, também se localiza na flora intestinal mas que, em condições favoráveis, se desenvolve de forma exagerada e se torna, então, responsável por quadros clínicos graves com manifestações sistêmicas múltiplas como:

- diarréias recorrentes, má absorção com desnutrição crônica em nutrientes essenciais, dores abdominais persistentes sem causa identificável, emagrecimento, perturbações do sono e manifestações de depressão e/ou ansiedade.
Raramente a disbiose por Candida Albicans é corretamente diagnosticada, podendo este quadro arrastar-se por vários anos sem o tratamento eficaz.

As causas podem ser atribuídas a uma série de fatores, mas citemos as mais importantes, como:
Má alimentação com ingestão elevada de proteína, açúcar, farinhas, frituras e baixo consumo de vegetais e fibras

Estresse

Falta de secreções digestivas

Intoxicação por agrotóxicos e metais pesados

Uso abusivo de álcool e cigarro

Uso indiscriminado de antibióticos, antiinflamatórios, antiácidos e corticóides

O Uso elevado e crescente, indiscriminado e irracional de medicamentos vem se tornando um dos principais inimigos da microbiota intestinal.
Por exemplo os antiácidos que em excesso enfraquecem a acidez estomacal e, conseqüentemente, permite que muitos microorganismos patogênicos cheguem vivos ao intestino, desequilibrando sua flora do Bem. O mesmo pode-se falar dos antibióticos, já que eliminam tanto microorganismos benéficos como maléficos.
A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento progressivo dos ossos, pela perda de cálcio e massa óssea. Surge com o avançar da idade e pode causar fraturas, desde traumatismos leves como uma pequena queda, apoiar-se na janela, tossir ou carregar objetos mais pesados.

As causas podem ser atribuídas a uma série de fatores, mas citemos as mais importantes, como:

- Sedentarismo ou exercícios em excesso ou inadequados

- História familiar de osteoporose

- Dieta pobre em cálcio (consumo de verduras, frutas, raízes e sementes)

- Baixa exposição ao sol

- Uso exagerado de álcool, café e fumo

- Uso de alguns medicamentos como uso crônico de antiácidos, corticóides, anticonvulsivantes, lítio, anticoagulantes e diuréticos que produzem perda de cálcio na urina

- Tratamento da Tireóide

O consumo de antiácidos pode dificultar a absorção de outros medicamentos como, por exemplo, para tratar a tiróide. Estas medicações necessitam da acidez gástrica para serem absorvidas e, se a pessoa toma um anticido junto com esta medicação, o controle das doenças da tiróide fica prejudicado.

- Hipertensão e Cálculos Renais

Diante da presença de excesso de sais de cátions como sódio e cálcio, existe um mecanismo de defesa do organismo que é diluir esta concentração salina nos líquidos corporais. Desta forma, o metabolismo retém água causando inchaços e hipertensão.

Este excesso salino também vai ser depositado na bexiga, facilitando a formação de cristais ou cálculo renal. Nomes populares: pedras nos rins, litíase, nefrolitíase. O depósito organizado de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário é o que se chama de cálculo urinário.

Cálculos constituídos por cálcio são os mais comuns. Outros minerais encontrados são: oxalato, fósforo, ácido úrico. As “pedras” podem também ser formadas por uma mistura destes elementos. Quando houver um excesso destes minerais no organismo, há uma tendência para que eles se depositem na urina.

Como exemplo, pode se tomar uma pessoa que faça uso exagerado de leite e derivados, os quais são ricos em cálcio.

A causa exata da formação dos cálculos nem sempre é conhecida. Embora certos alimentos possam promover a formação de cálculos em pessoas que são susceptíveis, os cientistas não acreditam que algum tipo de alimento cause cálculos em pessoas não susceptíveis. Uma pessoa que tenha algum familiar que já teve cálculo renal pode ser mais propensa a desenvolver cálculos.

Infecções urinárias, hipertensão e distúrbios renais estão relacionados com a formação de cálculos.

A desidratação, muito importante nos lugares de clima quente, também é um importante fator de risco para a formação dos cálculos renais.

Outras causas de cálculo renal são: gota, excesso de ingestão de vitamina D e obstrução do trato urinário. Certos diuréticos (normalmente usados por hipertensos), antiácidos e outros medicamentos podem aumentar o risco de formação de cálculos pelo aumento de cálcio na urina.

Certo. Você pretende mesmo consumir diariamente o bicarbonato de sódio ou antiácidos?
Caramba, se excesso de sal de cozinha já faz super mal, que dirá outros sais baratinhos comprados em qualquer mercadinho ou farmácia da esquina...



Não seria mais responsável e consciente você investir na saúde e causas das suas desarmonias?

Saiba mais assistindo a este vídeo em ppt: Alcalinização Milagrosa

Leia mais em: Boletim Doce Limão de Março 2010: Bicarbonato???

** Leia a mensagem que está circulando na net, juntamente com a análise crítica do 4Cantos aqui.

*** Leia em Limão é Saúde 34 textos sobre Conceitos + 40 textos sobre a boa Prática de consumo e uso do Limão.





Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire